RELATÓRIO DE ANALISTAS DO DEUTSCHE BANK APONTA QUE A REABERTURA DAS FRONTEIRAS DA RAEM ESTE MÊS AJUDOU O SETOR DO JOGO A TRIPLICAR OS RESULTADO MÉDIOS SEMANAIS. NO ENTANTO, AVISAM QUE OS RESULTADOS DO JOGO DURANTE O PERÍODO DO ANO NOVO CHINÊS SÃO GERALMENTE MAIS BAIXOS
Os resultados brutos por semana do setor do jogo na RAEM quase triplicou em poucas semanas com o levantamento das restrições de movimento, lê-se no relatório dos analistas da Deutsche Bank. No entanto, os mesmos analistas avisam que as receitas do setor serão provavelmente mais baixas durante e após o período do Ano Novo Chinês. No final de 2022, a média semanal do setor do jogo de Macau atingiu as 114 milhões de patacas, resultados que foram aumentando gradualmente com a remoção das restrições de circulação pandémicas na região, saltando para 263 milhões de patacas a 9 de janeiro e para 314 milhões de patacas a 15 de janeiro.
Leia também: Jogo VIP em Macau cai 64% em 2022
“Olhando para os dados do período 2013-2019, numa perspetiva de resultados brutos por dia, o período após o Ano Novo Chinês supera o período das festividades entre 65 a 75 por cento,” apontam os analistas Carlo Santarelli e Steven Pizella. “De facto, ao longo do tempo, quando analisamos esse ‘período suave’ que inclui o Ano Novo, e o pós-Ano Novo, a média combinada dos dois períodos agregada basicamente reflete os períodos imediatamente antes”.

O banco de investimento também produziu estimativas para os segmentos do mercado de jogos até 2024, prevendo que o mercado de massas local deve recuperar no próximo ano para cerca de 85 por cento dos níveis registados em 2019. “Embora essa estimativa possa ser conservadora, temos que permanecer cientes do impacto desconhecido decorrente das mudanças estruturais no setor dos promotores de jogo VIP e como essas mudanças podem afetar o segmento de massas ‘premium’”, indica o relatório.
“Dito isso, como observado anteriormente, prevemos que o mercado VIP retorne a aproximadamente 48 por cento dos níveis de 2019, em 2024” Portanto, conforme as previsões do Deutsche Bank até 2024, o mercado de massas totalizaria 16.6 mil milhões de dólares americanos, mais de metade dos 26 mil milhões de dólares americanos previstos em receita bruta de jogos para aquele ano, com o mercado VIP a ficar pelos 8.1 mil milhões de dólares americanos. A nova lei do jogo de Macau – em vigor desde 1 de janeiro deste ano – apenas permite que promotores de jogo, conhecidos como junkets, prestem serviços a um operador de jogo, prevendo-se que a maioria das concessionárias se foque no segmento de massas ‘premium’ e gestão direta de clientes VIP.

Leia também: Jogo em Macau – Milhões para superar Las Vegas
“Esperamos que as margens de lucro do setor VIP [para as concessionárias] sob a nova estrutura sejam maiores, embora dependa sobretudo do nível de concorrência entre as concessionárias pelos clientes VIP diretos”, observa o relatório. “Como tal, e embora reconheçamos que isso pode ser um exagero, a receita do setor de massas não precisa necessariamente de ser superior aos níveis de 2019 para que o lucro total antes de juros, impostos, depreciação e amortização dos resorts integrados de jogo em Macau exceda os níveis de 2019, caso a receita VIP seja igual ou superior a 50 por cento dos níveis de 2019”.