Mineradora de areias pesadas em Moçambique perspetiva "mercado robusto" - Plataforma Media

Mineradora de areias pesadas em Moçambique perspetiva “mercado robusto”

A mineradora Kenmare que extrai areias pesadas no norte de Moçambique perspetiva “um mercado robusto, com preços fortes alcançados no quarto trimestre de 2022”, anunciou num comunicado com o balanço de 2022.

“O ano de 2022 foi outro bom ano para a Kenmare, com uma produção de ilmenite de 1.088.300 toneladas, apesar dos desafios das interrupções de energia no quarto trimestre”, anunciou Michael Carvill, diretor administrativo, numa comunicação aos investidores.  

“À medida que a China relaxa ainda mais as restrições relativas a covid-19, esperamos uma procura maior para sustentar as nossas vendas na região”, detalhou.

A alta cotação dos minerais pesados permitiu à Kenmare amortizar dívida da ordem dos 83 milhões de dólares (76,4 milhões de euros) e passar para uma situação de liquidez a rondar os 27 milhões de dólares (24,8 milhões de euros), destacou.

“É uma melhoria de 110 milhões em relação ao ano anterior, além do pagamento de dividendos recorde” aos investidores, sublinhou.

Para 2023, a empresa fixou como meta alcançar uma produção de ilmenite dentro do intervalo entre 1.050.000 a 1.150.000 toneladas.

A Kenmare é uma das maiores produtoras mundiais de areias minerais, cotada nas bolsas de Londres e Dublin, sendo que a produção de Moma, na província de Nampula, norte de Moçambique, representa aproximadamente 8% das matérias-primas globais de titânio.

A empresa fornece clientes que operam em mais de 15 países e que usam os minerais pesados em tintas, plásticos e cerâmica.

Assine nossa Newsletter