Início » Benfica continua vivo na Liga dos Campeões de Basquete

Benfica continua vivo na Liga dos Campeões de Basquete

A derrota no último jogo não permitiu ao Benfica a passagem direta aos 16 finalistas da Liga dos Campeões de Basquete. Mas o sonho dos encarnados continua vivo…

Benfica mantém vivo o sonho na Liga dos Campeões de Basquete

Apesar do início fulgurante de temporada, uma derrota no último jogo do grupo do Benfica na Liga dos Campeões de Basquete evitou o apuramento direto para os oitavos de final. No entanto, o sonho encarnado continua vivo…

A época de 2022/23 do Benfica tem sido bastante positiva, com excelentes resultados e exibições de alto calibre. O arranque da temporada foi fulgurante, com 11 vitórias consecutivas na Liga Portuguesa e também vitórias nos três jogos da Qualificação do Benfica na Liga dos Campeões de Basquete da FIBA.

A entrada na fase de grupos foi também muito boa, sendo um momento perfeito para usar o Código promocional Solverde e mostrar crença na força das águias. O arranque foi pautado por vitórias sobre os estonianos do VEF Riga e os franceses do Limoges, e o frente-a-frente com os espanhóis do Manresa resultou numa divisão de pontos entre as equipas (derrota no primeiro jogo e vitória no segundo). E mais um triunfo, na quinta partida, deixou o Benfica no primeiro lugar do grupo e a depender apenas de si para conseguir um histórico apuramento direto para os oitavos de final da competição.

No entanto, os encarnados não conseguiram vencer os franceses do Limoges no último jogo. Apesar da excelente prestação na primeira parte, com a equipa portuguesa a sair para o intervalo a liderar por oito pontos (40-32), a segunda parte foi totalmente diferente e o resultado final foi uma derrota por 59-79. E, dessa forma, o grupo do Benfica na Liga dos Campeões de Basquete foi ganho pelo Manresa, que terminou com os mesmos 10 pontos dos encarnados. Mas, apesar de não ter conseguido o apuramento direto, o SLB continua com hipóteses de se apurar para os oitavos de final da prova.

Play-In pode manter Benfica na Liga dos Campeões de Basquete

Ao terminar no segundo lugar do Grupo F da Liga dos Campeões da FIBA, o Benfica garantiu o apuramento para o Play-In da competição. E, apesar da dificuldade que representam alguns possíveis adversários, a equipa portuguesa entra com um estatuto elevado nesta fase da prova, destinada aos segundos e terceiros classificados dos grupos da Champions League europeia de basquete.

Além de terminar a primeira etapa da competição com média de 78 pontos, 35 ressaltos e 19 assistências por jogo, as águias são uma das poucas equipas que chega ao Play-In com 10 pontos conquistados no seu grupo. Este feito foi obtido até ao momento apenas pelo Benfica e pelo Apoel Holon, e só está ao alcance de mais duas equipas ainda em competição. Por isso, as estatísticas mostram que a equipa portuguesa tem todo o direito a sonhar com a presença entre as 16 melhores equipas de basquete da Europa.

Os bons resultados e exibições do Benfica na Liga dos Campeões de Basquete estão a ser impulsionados por um excelente coletivo, mas onde sobressaem os números de alguns jogadores. Os destaques são o base/extremo Aaron Brussard (média de 15 pontos e 3.5 assistências), o extremo Ivan Almeida (6.3 ressaltos e 11.7 pontos) e o base Toney Douglas (12.2 pontos e 4.7 assistências). Mas outros nomes, como Terrell Carter, Betinho Gomes e Ben Romdhane são também obreiros do sucesso dos benfiquistas.

O Play-In para os oitavos de final da Liga dos Campeões de Basquete decorre entre 12 e 25 de janeiro de 2023. E, nessa altura, um sorteio positivo e a manutenção das boas performances podem valer às águias a continuação entre a elite do basquete europeu. A qualidade de uma “super-equipa” encarnada está lá, falta agora confirmar nos pavilhões os bons resultados para manter vivo o sonho do Benfica na Liga dos Campeões do Basquete.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!