Início » Ucrânia exige pagamento de compensações de guerra pela Rússia, ONU apoia

Ucrânia exige pagamento de compensações de guerra pela Rússia, ONU apoia

TSF

Texto aprovado não é vinculativo, mas “recomenda” a Kiev que comece a registar os danos provocados pelo conflito. China, Irão, Cuba, Síria, Coreia do Norte ou Nicarágua rejeitaram o texto.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou esta segunda-feira uma resolução que considera a Rússia responsável pela violação da lei internacional devido à invasão da Ucrânia e que inclui o pagamento de compensações de guerra.

O texto, impulsionado por Kiev e alguns dos seus aliados, foi aprovado por 94 votos a favor, 14 contra e 74 abstenções, entre os 193 Estados-membros com assento no conclave. Este foi o mais baixo nível de apoio entre as cinco resoluções já adotadas pela Assembleia Geral da ONU desde a invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro.

A resolução, que não é vinculativa, solicita o estabelecimento de um mecanismo internacional para as reparações e recomenda o estabelecimento de um registo internacional de danos durante o conflito.

O texto também se escusa em desencadear um processo para as compensações no âmbito da ONU, limitando-se a apoiar essa ideia e a “recomendar” à Ucrânia, com apoio de outros países, que elabore um registo dos danos provocados pela guerra.

Leia mais em: TSF