Início Atualidade Ucrânia chama de ‘absurda’ alegação russa sobre possível uso de ‘bomba suja’

Ucrânia chama de ‘absurda’ alegação russa sobre possível uso de ‘bomba suja’

AFP

A Ucrânia desmentiu este domingo ter planos de usar uma “bomba suja” contra as forças russas, como sugeriu o ministro da Defesa russo durante conversas telefónicas com os seus pares da NATO

“As mentiras russas sobre a Ucrânia supostamente planejar usar uma bomba suja são tão absurdas quanto perigosas”, disse o ministro das Relações Exteriores Dmytro Kuleba. “Em primeiro lugar, a Ucrânia é um membro comprometido do TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear): não temos bombas sujas. Em segundo lugar, os russos muitas vezes acusam os outros do que eles mesmos planejam”, acrescentou.

O ministro da Defesa russo teve hoje conversas telefônicas com seus pares da Otan, nas quais discutiu a situação na Ucrânia, segundo o ministério. Em três ligações com os colegas britânico, francês e turco, Sergei Shoigu expressou “preocupação com as possíveis provocações da Ucrânia com o uso de uma bomba suja”.

O Ministério da Defesa britânico informou que seu secretário de Defesa, Ben Wallace, “refutou” a alegação que os países ocidentais tentaram ajudar a Ucrânia a intensificar o conflito, e alertou que “tais acusações não deveriam ser usadas como pretexto para uma escalada”.

Shoigu também conversou com Lloyd Austin, chefe do Pentágono, pela segunda vez desde sexta-feira (21). Entretanto, não mencionou após o telefonema a ideia de uma bomba suja.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Adrienne Watson, chamou neste domingo de “transparentemente falsa” a acusação russa de que a Ucrânia se prepara para usar uma “bomba suja”. “O mundo não se deixará enganar por nenhuma tentativa de usar essa acusação como pretexto para uma escalada”, advertiu.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!