Início Economia Banco Asiático de Desenvolvimento aprova empréstico para serviços de água em Timor-Leste

Banco Asiático de Desenvolvimento aprova empréstico para serviços de água em Timor-Leste

Lusa

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) anunciou ontem a aprovação de empréstimos no valor de 127 milhões de dólares (129,3 milhões de euros) para apoiar projetos de fornecimento de água potável na capital timorense

“A rápida urbanização e uma população em crescimento em Díli estão a pressionar os recursos hídricos e as instalações da cidade”, disse o responsável do BAD em Timor-Leste, Sunil Mitra.

“O Projeto de Abastecimento de Água Díli Oeste ajudará a fortalecer a rede de abastecimento de água da cidade, melhorar a prestação de serviços e melhorar o ambiente regulatório para fornecer água potável segura”, acrescentou.

A instituição financeira adiantou, em comunicado, que “a infraestrutura de tratamento e abastecimento de água de Díli está a funcionar para além da sua capacidade”, com um elevado nível de fugas e exposição crescente aos riscos climáticos.

Uma situação que leva a baixos níveis de serviço com fornecimento intermitente de água e perturbações.

“O sistema fornece atualmente um serviço intermitente de água não potável a 30% da população de Díli, onde residem dois terços da população de Timor-Leste. Para satisfazer a procura crescente de um fornecimento adequado e fiável de água, são necessárias melhorias nas infraestruturas resistentes ao clima e energeticamente eficientes”, indicou.

O projeto vai apoiar o desenvolvimento de infraestruturas resilientes ao clima, incluindo duas estações de tratamento de água, 13 furos de águas subterrâneas, cinco reservatórios de serviço e 320 quilómetros de novas redes de água para o abastecimento de água potável de fontes diversificadas, como águas subterrâneas e águas superficiais.

Depois da conclusão, antecipa-se que o projeto beneficie 36.200 famílias e estabelecimentos comerciais na capital.

Paralelamente, pretende ainda reforçar as operações da empresa estatal de água, Bee Timor-Leste (BTL), através da “adoção de um plano operacional de serviços de água sensível ao género e socialmente inclusivo para apoiar funções-chave, incluindo o atendimento ao cliente, recursos humanos, planeamento de investimentos de capital a longo prazo, operações e manutenção e gestão de ativos”.

Vai apoiar também o desenvolvimento de diretrizes regulamentares de serviços de água para adoção pela Autoridade Nacional de Água e Saneamento do Governo timorense.

“As orientações assegurarão a proteção dos recursos hídricos e reforçarão a sustentabilidade financeira da BTL”, referiu.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!