Início Brasil Brasil/Eleições: Autor de ‘impeachment’ a Dilma declara apoio a Lula

Brasil/Eleições: Autor de ‘impeachment’ a Dilma declara apoio a Lula

Lusa

Um dos autores do pedido de ‘impeachment’ contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2015, anunciou ontem o apoio a Lula da Silva às eleições presidenciais de 02 de outubro

“Eu creio que nós devemos nesse instante evitar um mal maior. Evitar que haja conturbações na vida social brasileira”, afirmou, em declarações ao Globo, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior.

Se Lula vencer, disse Miguel Reale Júnior, que até hoje era apoiante da candidatura presidencial de Simone Tebet, “não vai haver ofensas a ministros do Supremo ou do TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

“Não vai haver ameaça de golpe”, acrescentou.

Na opinião do ex-ministro da Justiça brasileiro, o chefe de Estado do Brasil e candidato presidencial, utilizou a estadia em Londres por ocasião do funeral de Isabel II e a Assembleia Geral da ONU, que decorre em Nova Iorque, para fazer campanha política.

“Imagine o que ele faria no segundo turno? Com risco da ameaça continua de golpe que ele sempre repete e continua falando da insegurança das urnas eletrónicas”, sublinhou.

A campnha de Lula tem se focado nesta semana em ‘operações de charme’ ao voto útil e tem procurado ‘roubar’ parte do eleitorado da chamada terceira via de forma a conseguir vencer logo à primeira (necessário mais de 50% dos votos).

Nas últimas sondagens divulgada pelos institutos IPEC e Datafolha nesta segunda-feira, Lula da Silva continua liderando a corrida presidencial com 47% das intenções de voto entre os brasileiros, a apenas três pontos percentuais da vitória na primeira volta enquanto Bolsonaro permanece com 31%.

Hoje, uma carta aberta assinada por políticos e intelectuais de esquerda de países da América Latina pede a Ciro Gomes, candidato de centro-esquerda e terceiro nas sondagens, que renuncie à sua candidatura presidencial no Brasil, para facilitar a vitória de Lula da Silva nas presidenciais.

A eleição presidencial no Brasil tem a primeira volta marcada para 02 de outubro e a segunda, caso seja necessária, a 30.

Atualmente, 10 candidatos disputam as presidenciais brasileiras: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!