Início » Brasília celebra bicentenário da independência com ‘comício’ a Bolsonaro

Brasília celebra bicentenário da independência com ‘comício’ a Bolsonaro

Milhares de brasileiros reuniram-se hoje em Brasília, coração do poder do Brasil, para o desfile do bicentenário da independência, que mais se aproxima a um comício para a reeleição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro

Há muito que a bandeira brasileira e a camisola ‘canarinha’ da seleção se tornaram símbolos do ‘bolsonarismo’ e hoje não foi exceção: Passavam pouco das 05:30 e as ruas em volta da Esplanada dos Ministérios já estavam a ganhar vida, com vários grupos de pessoas vestidas com as cores da bandeira brasileira a irem caminhando para os cerca de 20 mil lugares das bancadas.

Leia também: Relação entre Portugal e Brasil “é sempre excecional”

“Lula ladrão, seu lugar é na prisão”, ia-se entoando um pouco por toda a cidade. Os vendedores de toalhas e bandeiras hoje só tinham à disposição uma cara: Jair Bolsonaro.

“O datapovo hoje mostra quem vai ganhar. Nem o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] vai conseguir”, conta à Lusa Marcelo, o ‘líder’ de um grupo de sete pessoas que vieram juntos de Alexania, uma pequena cidade brasileira do cerrado a cerca de 100 quilómetros da capital.

“Hoje é dia de mito. É agora ou nunca!”, disse um dos integrantes do grupo, numa alusão a Bolsonaro, empunhando uma bandeira do Brasil, uma t-shirt de Bolsonaro e um chapéu de cowboy.

Leia também: Lula mantém 44% contra 31% de Bolsonaro

Já em frente à bancada onde as principais personalidades assistirão ao desfile cívico-militar, que mais se assemelha a uma dia de campanha política para a reeleição do Presidente brasileiro nas eleições presidenciais de 02 de outubro, encontra-se outro grupo que veio do sul do país.

Empunhando uma bandeira do Paraná, com a bandeira brasileira a fazer de capa, Irene, sorridente, grita: “Hoje é dia de liberdade!”, ao mesmo tempo que a sua filha Juliana entoava o ritmo que outrora serviu para chamar a cantora Ivete Sangalo: “Bolsonaro, cadê você, eu vim aqui só para te ver”.

Oriunda da cidade de Curitiba, Karla conta à Lusa que para ela hoje “é um dia de esperança”, personificada pelo “seu mito, Bolsonaro”. Por ele, explica, já esteve em São Paulo no ano passado, só para o ver.

Brasília e o Rio de Janeiro acolhem hoje desfiles cívico-militares e manifestações de apoio ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por ocasião do bicentenário da independência do Brasil, eventos que colocaram as duas cidades em estado de alerta de segurança.

Leia também: Brasília e Rio de Janeiro em alerta para comemorações do bicentenário

A Força Nacional de Segurança Pública foi acionada para atuar em Brasília: “O emprego da Força Nacional, em caráter episódico e planeado, nas ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do património, na defesa dos bens e dos próprios da União, no interior do Palácio da Justiça”, lê-se num texto divulgado no Diário da União.

Espera-se cerca de 280 mil participantes no desfile oficial em Brasília que terão de passar por revista, estando proibidos vários itens como armas, mastros de bandeira, vidros, sprays e apontadores de laser, entre outros.

Atiradores especiais e equipas anti-bombas estarão no local e as forças de segurança vão monitorizar as estradas que dão acesso à capital do país. A Cavalaria, o Batalhão de Policiamento com Cães e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) também estarão presentes.

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que concentra as sedes dos três poderes no Brasil, para onde está marcado o desfile oficial do Exército Brasileiro, foi encerrada ao trânsito na segunda-feira à noite para bloquear o caminho aos camiões dos apoiantes de Bolsonaro que queriam estacionar perto dos locais de poder.

Leia também: Marcelo defende que “seria incompreensível” não estar nos 200 anos do Brasil

Na segunda-feira, um juiz do Supremo Tribunal Federal limitou temporariamente o alcance dos decretos do Presidente Bolsonaro que facilitam o acesso a armas de fogo, devido ao “risco de violência política” durante a campanha eleitoral.

Há um ano, manifestantes pró-Bolsonaro, incluindo camionistas, quebraram um cordão policial e ameaçaram invadir o Supremo Tribunal.

Este ano, as principais cidades do país reforçaram as estruturas de segurança para os desfiles e manifestações para o dia da independência, que desde a chegada ao poder de Jair Bolsonaro se tornou num dia de demonstração de força política por parte da direita conservadora.

O Presidente brasileiro pediu aos seus seguidores que saíssem à rua “pela última vez” este 7 de Setembro. Espalhados pela cidade de Brasília, vários cartazes dizem: “É agora ou nunca”.

Analistas citados pela imprensa local disseram acreditar que o tom de Jair Bolsonaro será mais brando até para atenuar a sua taxa de rejeição que, a menos de um mês do seu ‘embate’ eleitoral com Luiz Inácio Lula da Silva, se situa nos 52%. A primeira volta das eleições brasileiras realiza-se em 02 de outubro.

Leia também: Tribunal suspende lei das armas de Bolsonaro perante risco de “violência política”

Ainda assim, o dia poderá ser utilizado para uma demonstração de força política, especialmente no desfile em Brasília e no Rio de Janeiro.

Na capital, o desfile está previsto para as 09:00 locais e deverá contar com a presença do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República portuguesa, Augusto Santos Silva, e dos chefes de Estado de Cabo Verde, José Maria Neves, e da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, além de representantes dos restantes países de língua oficial portuguesa.

Também o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, participa nas comemorações.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website