Alcochete vai ser o novo aeroporto de Lisboa em 2035 - Plataforma Media

Alcochete vai ser o novo aeroporto de Lisboa em 2035

O Governo decidiu avançar com uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa por avançar com o Montijo para estar em atividade no final de 2026 e Alcochete e, quando este estiver operacional, fechar o aeroporto Humberto Delgado.

Segundo o Ministério das Infraestruturas, o plano passa por acelerar a construção do aeroporto do Montijo, uma solução provisória para responder ao aumento da procura em Lisboa, complementar ao aeroporto Humberto Delgado, até à concretização do aeroporto em Alcochete, que aponta para 2035.

Num primeiro momento, o executivo decidiu não adjudicar a avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto de Lisboa ao consórcio COBA/Ineco, e entregou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) essa avaliação. O estudo, com o prazo de um ano, vai procurar uma solução aeroportuária para Lisboa.

Fonte do gabinete de Pedro Nuno Santos, as taxas aeroportuárias da ANA vão suportar a totalidade do modelo de construção, com 600 milhões de euros para as duas pistas que devem compor o aeroporto do Montijo.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter