Estado português tinha 33 empresas em "falência técnica" - Plataforma Media

Estado português tinha 33 empresas em “falência técnica”

O Estado português tinha 33 empresas não financeiras (como operadores de transportes público e da saúde) em “falência técnica” no final de 2020, revelou o Conselho das Finanças Públicas (CFP) num estudo divulgado esta terça-feira.

No ranking das mais depauperadas em capital (não financeiras) estavam, por esta ordem, Metro do Porto, TAP, CP, STCP (Transportes Coletivos do Porto) e Transtejo, refere a mesma fonte.

Mas ampliando o universo de análise com as empresas ditas financeiras, aparecem dois veículos do defunto BPN que ainda gerem os ativos mais difíceis e de pior qualidade do banco privatizado em 2008: Parvalorem e Parups. A Parvalorem tinha a pior situação de capital nas 143 empresas observadas pelo CFP.

O Conselho defende que este novo trabalho — Sector Empresarial do Estado, SEE 2019-2020 — “constitui um documento pioneiro”, “tornado agora possível, em grande medida, pelo acesso a informação disponibilizada pelas várias entidades relevantes”.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Related posts
PolíticaTimor-Leste

Governo timorense diz que nenhum membro do executivo foi constituído arguido ou acusado

MacauPolítica

Instituições judiciárias de Macau também têm missão de travar forças externas

MacauPolítica

Raimundo do Rosário diz que 5G é prioridade do Governo

EconomiaPolítica

Costa diz que há mais 1.200 milhões de euros em apoios

Assine nossa Newsletter