Início » Piscinas cheias e torneiras secas: a desigualdade da água na Cidade do Cabo

Piscinas cheias e torneiras secas: a desigualdade da água na Cidade do Cabo

Enquanto os banhistas lavam a areia dos pés em chuveiros nas praias da Cidade do Cabo e canais de irrigação alimentam os famosos vinhedos, Shadrack Mogress fica indignado quando enche um balde de água para dar a descarga.

Há quatro anos uma tremenda seca quase deixou a capital turística da África do Sul completamente sem água, com todas as suas tubulações vazias, o temido “Dia Zero”. Acabou superando o problema e agora a água flui livremente, mas não para todos.

Na casa de Shadrack Mogress, no bairro de Khayelitsha, as torneiras só funcionam de vez em quando e raramente sob pressão total.

O homem de 56 anos acorda cedo para encher um balde enquanto ainda há água, para garantir que sua família de seis pessoas possa beber e limpar durante o dia.

“Também precisamos pegar essa água para limpar o banheiro, o que é um insulto no final do dia”, lamenta Mogress. “Temos banheiros aqui. Temos chuveiros aqui. Não podemos usá-los”, protesta.

“Nossos filhos vão para a escola de manhã por volta das 6h. Às vezes não há água nesse horário”, denuncia.

O homem afirma ter contatado várias vezes as autoridades municipais sobre essas questões, mas não obteve resposta.

“Estamos no meio de uma pandemia aqui e não temos nem água para lavar as mãos”, ele se indigna.

Os caminhões-pipa que levam água para o bairro não são confiáveis e as torneiras mudam nos finais de semana, explica Sandile Zatu, morador de 45 anos. “Não temos escolha a não ser levantar de manhã e tentar encher nosso balde o máximo possível”, diz ele.

31 bairros sem água

Durante a seca, os esforços municipais para economizar água criaram um senso de propósito compartilhado. Todos evitaram dar descarga nos vasos sanitários, pararam de regar as plantas e deixaram os carros acumulando sujeira por meses.

“Naquele momento, sabíamos que estávamos com um problema”, diz Mogress. “Mas agora é pior, porque temos água e sabemos disso”, argumenta.

As piscinas nos subúrbios da Cidade do Cabo estão insolentemente cheias, enquanto a prefeitura calcula que cerca de 31 bairros não têm acesso à água potável, incluindo favelas e bairros da classe trabalhadora.

Ironicamente, a covid-19 melhorou o abastecimento de água em algumas áreas. O estado de calamidade decretado para permitir medidas de confinamento também facilitou o envio de mais água para promover a higiene.

Se o estado de desastre for retirado, a cidade perderá o financiamento para essas entregas de água, disse o chefe municipal de gestão de água, Zahid Badroodien.

Badroodien afirmou que a cidade está investindo milhões de rands (um rand é igual a US$ 0,06) na velha infraestrutura hidráulica, admitindo que outro “Dia Zero” é “inevitável”.

Mas é difícil para a cidade fornecer um abastecimento estável de água em algumas áreas porque “a verba está vinculada a projetos existentes para tentar estabelecer serviços nas comunidades existentes”.

“Ao mesmo tempo, a segurança de nossos funcionários se tornou um problema nessas áreas, onde eu sei que caminhões-tanque são roubados e nossos funcionários sequestrados, às vezes sob mão armada”, disse ele.

Jo Barnes, especialista em gestão de água da Universidade Stellenbosch, disse que a cidade mostrou um planejamento deficiente para futuras secas.

“Não planejar a próxima seca, que pode estar chegando, parece uma administração suicida para mim”, disse ele.

“Somos cada vez mais pessoas e temos o mesmo volume de água. Então, a menos que façamos algo mágico, voltaremos a ter o mesmo problema”, alertou.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!