Joana Vasconcelos condecorada pelo governo francês - Plataforma Media

Joana Vasconcelos condecorada pelo governo francês

A artista portuguesa nasceu em Paris em 1971, filha de pais portugueses, “no exílio por força da ditadura”. A artista portuguesa “cedo aprendeu a expressar-se em língua francesa, e estudou no Liceu Francês, em Lisboa, onde a família regressou quando tinha 3 anos”

A artista portuguesa Joana Vasconcelos vai ser condecorada, pelo Governo francês, com a Ordem das Artes e das Letras, numa cerimónia na sexta-feira, 4 de fevereiro, na Embaixada de França, em Lisboa.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de fevereiro, o ‘atelier’ de Joana Vasconcelos lembra que “a Ordem das Artes e das Letras, atribuída pelo ministério da Cultura francês agracia as pessoas que se distinguiram pela sua criação no campo artístico ou literário ou pela contribuição que deram à influência das artes e das letras na França e no mundo”.

A cerimónia de entrega das insígnias, pela embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, está marcada para sexta-feira na Embaixada de França, em Lisboa.

No comunicado divulgado, recorda-se que, “sem nunca deixar de assumir a cultura e a tradição portuguesas como pilares fundamentais e inspirações predominantes para a sua criação artística, Joana Vasconcelos também desenvolveu uma relação de grande proximidade com os valores do pensamento e da cultura francesa”.

Joana Vasconcelos nasceu em Paris em 1971, filha de pais portugueses, “no exílio por força da ditadura”. A artista portuguesa “cedo aprendeu a expressar-se em língua francesa, e estudou no Liceu Francês, em Lisboa, onde a família regressou quando tinha 3 anos”.

A artista portuguesa começou a expor na década de 1990, tendo o seu trabalho começado a tornar-se conhecido internacionalmente em 2005, ano em que participou na Bienal de Veneza com a peça “A Noiva”, um lustre monumental composto por tampões de higiene íntima feminina.

Leia mais em Delas

Related posts
CulturaPortugal

Quadro de Josefa D´Óbidos comprado por instituição pública dos EUA

PolíticaPortugal

20 anos: PR timorense condecora hoje cinco assessores portugueses

Lifestyle

Coleção de arte Macklowe torna-se a mais cara já vendida em leilão

CulturaMacau

Albergue SCM: Obras de 25 artistas em leilão para ajudar Eddy Murphy

Assine nossa Newsletter