Passaporte português é o quinto mais poderoso para viajar - Plataforma Media

Passaporte português é o quinto mais poderoso para viajar

O passaporte português foi considerado o quinto mais poderoso do mundo para viajar em 2022. A avaliação foi feita pela consultora Henley & Partners, focada em cidadania global e residência, que divulgou esta quarta-feira o primeiro relatório de 2022.

Desde 2006 que o Henley Passport Index, criado pela empresa com base em dados da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), tem vindo a monitorizar de forma regular os melhores passaportes para viajar. No documento, é possível ler-se que as crescentes barreiras de viagem que foram introduzidas ao longo da pandemia de covid-19 resultaram no maior fosso de mobilidade global dos 16 anos de história do índice.

Na avaliação agora divulgada, não são tidas em conta as restrições temporárias. Assim, deixando de lado as condições de acesso às viagens atuais, os titulares dos passaportes no topo do seu ranking (Japão e Singapura) podem, em teoria, viajar sem visto para 192 destinos. São mais 166 destinos do que quem tem um passaporte afegão, o pior da lista de 199, que são apenas autorizados a entrar em 26 países sem adquirirem um visto prévio.

Leia mais em Diário de Notícias

Assine nossa Newsletter