Portugal atingiu um novo recorde diário de testes - Plataforma Media

Portugal atingiu um novo recorde diário de testes

O recorde dos testes, revelados esta quinta-feira de manhã pelo Instituto Nacional de Saúde (INSA) Ricardo Jorge, não incluem os autotestes.

O número atingido a 30 de novembro, numa altura em que uma nova variante, a ómicron, preocupa o Mundo, representa um novo máximo, com quase 20 mil testes realizados num dia face ao recorde anterior, que havia sido atingido a 21 de abril, com 98 mil testes.

“Este número reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal desde março de 2020″, refere o INSA, em comunicado enviado às redações esta manhã de quinta-feira.

Ainda sem contar com estes 117 mil testes, a 26 de novembro Portugal tinha atingido a marca dos 21 milhões de testes à covid-19. Segundo o INSA, em novembro “realizaram-se aproximadamente 1,5 milhões de testes de diagnóstico, com uma média diária de cerca de 50 mil testes”.

O INSA detalha a tipologia dos testes e refere que se realizaram, até à data, “cerca de 15 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,3 milhões de TRAg de uso profissional, num total de 21,4 milhões de testes”.

No documento, o INSA recorda que desde o dia 19 de novembro os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos. A medida pretende reforçar a proteção da saúde pública e o controlo da pandemia COVID-19, está aberta a toda a população e vigora até 31 de dezembro.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter