O ministro da Saúde alemão cessante, Jens Spahn, anunciou hoje que a Alemanha vai negar a entrada no seu território a viajantes estrangeiros da África do Sul por causa da nova variante.
“Esta regra, que vai valer a partir da noite de sexta-feira, vai afetar a África do Sul e “provavelmente países vizinhos”, acrescentou.
De acordo com o ministro, apenas os cidadãos alemães poderão voltar a entrar, respeitando uma quarentena de 14 dias, mesmo que estejam vacinados.
“A última coisa que precisamos agora é da introdução de uma nova variante que poderá causar ainda mais problemas”, explicou o ministro.
Também o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza, anunciou hoje que Itália proíbe a entrada no seu território a quem tenha permanecido na África Austral “durante os últimos 14 dias”, por precaução face à nova variante da Covid-19.
“Os países afetados por esta medida são a África do Sul, Lesoto, Botswana, Zimbabué, Moçambique, Namíbia e Suazilândia“, disse.
Na quinta-feira, o Reino Unido anunciou que vai adicionar seis países africanos à ‘lista vermelha’ da covid-19, proibindo temporariamente os voos, devido ao risco associado à nova variante detetada na África do Sul e considerada a “pior até agora”.
A variante B.1.1.529 tem “um número extremamente elevado” de mutações que podem evitar a resposta imunitária criada pela infeção ou vacinação, alertaram os especialistas do Reino Unido, citados pela Sky News.
O secretário da Saúde, Sajid Javid, divulgou, através da rede social Twitter, que a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês) está “a investigar a nova variante” e que “são necessários mais dados”, mas que neste momento estão a ser tomadas “precauções”.
Leia mais em Jornal de Notícias