Contágio "preocupante" na Europa. Até fevereiro podem morrer 500 mil pessoas - Plataforma Media

Contágio “preocupante” na Europa. Até fevereiro podem morrer 500 mil pessoas

Até fevereiro, meio milhão de pessoas poderão ter morrido com Covid-19 na Europa e na Ásia Central, alerta a OMS.

A Organização Mundial de Saúde alertou esta quinta-feira que o ritmo de transmissão do coronavírus na Europa suscita “grande preocupação”. A OMS estima que, até ao início de 2022, meio milhão de pessoas morra devido à Covid-19 no continente europeu.

“O ritmo de transmissão nos 53 países do território europeu tem bastante seriedade”, declarou o diretor da OMS EuropaHans Kluge, em conferência de imprensa. “Hoje, todos os países na Europa e na Ásia Central estão a enfrentar o risco de ver ressurgir a Covid-19 ou já estão a enfrentar esse risco. Os casos de Covid-19 estão a aproximar-se de níveis recorde. Temos mais transmissões da variante Delta que continua a ser a dominante nestas duas regiões. Estamos mais uma vez no epicentro. Vemos aumentar o número de casos em todos os grupos etários, sobretudo entre os mais velhos, e isto traduz-se em pessoas com doenças graves e que acabam por morrer.”

De acordo com as estimativas da OMS, “podemos ter uma nova vaga de 500 mil mortes na Europa e Ásia Central já em janeiro e fevereiro”.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter