Início » Crematório clandestino descoberto no México

Crematório clandestino descoberto no México

Novo campo de extermínio em terrenos de Nuevo Laredo, no estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos da América (EUA)

“[O campo ] foi localizado na semana passada durante uma busca por desaparecidos na estrada que liga Monterrey a Nuevo Laredo. Ainda havia indícios de barris quentes usados para cremar os corpos“, disse Geovanni Barrios, um ativista que está empenhado nos trabalhos de procura de pessoas em Tamaulipas.

A área é protegida pela Guarda Nacional, onde a Comissão Nacional de Busca de Pessoas (CNBP) e a Procuradoria-Geral de Tamaulipas continuam a enterrar os restos mortais.

Bilhetes de identidade, roupas, machados e telemóveis foram encontrados no chão, e presume-se que tenham sido utilizados recentemente, porque alguns barris de estanho usados para queimar corpos de pessoas ainda fumegavam.

Numa entrevista à W Rádio, a comissária Nacional de Busca, Carla Quintana, disse, na terça-feira, que se trata de um “crematório clandestino de grandes dimensões” que “operou até recentemente”.

Karla Quintana garantiu que as operações de busca poderão durar vários meses.

Este campo está localizado próximo ao quilómetro 26 da rodovia que liga Monterrey (Nuevo León) e Nuevo Laredo (Tamaulipas), batizada pelos residentes como a “estrada da morte”.

Só este ano, estima-se que mais de 80 pessoas, tanto no México como nos EUA, desapareceram nesta estrada, com o agravamento da violência, devido aos conflitos entre grupos de criminosos e ao poderoso cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG).

“Em todo o estado de Tamaulipas estamos inundados de sepulturas clandestinas, porque as autoridades não fizeram o seu trabalho”, denunciou o ativista Geovanni Barrios – da organização não governamental (ONG) Justicia Tamaulipas – que considerou que a nova descoberta “demonstra a vulnerabilidade da sociedade contra o crime organizado”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!