Início Atualidade Preços das casas aumentam 6,6%

Preços das casas aumentam 6,6%

No segundo trimestre deste ano, transacionaram-se 52.855 casas, um crescimento de 58,3% impulsionado pelo facto de no período homólogo o país estar em confinamento devido à pandemia da covid-19.

O preço das casas em Portugal aumentou 6,6% entre abril e junho deste ano face ao mesmo período de 2020 e 1,4 pontos percentuais (p.p.) acima do registado no trimestre anterior, avançou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). As habitações novas viram o preço subir 6,9% e as usadas 6,5%.

No segundo trimestre deste ano, transacionaram-se 52.855 casas, um crescimento homólogo de 58,3%, que foi impulsionado pelo facto de no período homólogo o país estar em confinamento devido à pandemia da covid-19.

Como refere o INE, “este aumento expressivo deve-se em parte a um efeito de base dado que a comparação homóloga incide nos meses de abril a junho de 2020, período caracterizado por restrições significativas sobre a atividade económica em consequência das medidas de contenção da pandemia covid-19 que implicaram o número (e valor) mais baixo de transações desde o 3º trimestre de 2016”.

Em abril, registou um aumento de 75,1% no número de transações, reduzindo-se para pouco mais de 50% nos dois meses seguintes.

Vendas de 8,6 mil milhões

No segundo trimestre, o volume de transações atingiu os 8,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 66,5% em termos homólogos. Abril foi o mês com o crescimento mais expressivo, com uma taxa de variação homóloga de 72,4%, seguindo-se junho e maio com variações de 64,3% e 63,9%, respetivamente.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!