Início Manchete Pelo menos 41 pessoas morreram em inundações em Nova Iorque

Pelo menos 41 pessoas morreram em inundações em Nova Iorque

A maioria das vítimas foi apanhada de surpresa 

Pelo menos 41 pessoas morreram na região do estado de Nova Iorque, na sequência de chuvas torrenciais e inundações, provocadas após a passagem do furacão Ida nos Estados Unidos da América (EUA), segundo os mais recentes dados.

Na cidade de Nova Iorque, as autoridades policiais contabilizaram pelo menos 12 mortos, dos quais 11 terão morrido afogados nas suas caves e habitações precárias, em ManhattanQueens e Brooklyn.

De acordo com a polícia nova-iorquina, as vítimas tinham entre dois e 86 anos, tendo os bombeiros resgatado centenas de habitantes.

O pior número de mortes foi registado em Nova Jérsia, com “pelo menos 23 pessoas que perderam a vida”, segundo o governador daquele estado Phil Murphy.

Phil Murphy explicou que a maioria das vítimas foi apanhada de surpresa e terá morrido afogada dentro dos carros.

Por seu lado, perto de Filadélfia, três pessoas morreram, de acordo com as autoridades locais.

Ruas, avenidas e autoestradas transformaram-se de forma repentina em torrentes, desde os bairros de Brooklyn e Queens até ao condado de Westchester, no norte de Nova Iorque. Em Westchester, dezenas de viaturas ainda se encontravam esta sexta-feira submersas e as caves de residências tradicionais da costa este devastadas pelo excesso de água.

Na quinta-feira, Joe Biden prometeu uma ajuda robusta para os estados da região do nordeste e do Golfo atingidos pela tempestade Ida e para os estados do Pacífico assolados pelos incêndios florestais – com as catástrofes naturais a lembrarem que a “crise climática” esta aí à porta.

“Estas tempestades extremas e a crise climática estão aqui. Devemos estar mais bem preparados. Precisamos de agir”, disse o Presidente dos EUA em conferência de imprensa.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!