OPEP e aliados acordam aumentar produção de petróleo a partir de agosto - Plataforma Media

OPEP e aliados acordam aumentar produção de petróleo a partir de agosto

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados, liderados pela Rússia, concordaram neste domingo aumentar a produção conjunta de forma escalonada nos próximos cinco meses, a partir de agosto.

O secretariado da OPEP explicou, em comunicado, citado pela EFE, que o aumento da produção começará no próximo mês de agosto, com um acréscimo de 400.000 barris por dia (mbd), a cada mês, até dezembro.

Adicionalmente, os ministros da aliança, conhecida como OPEP+, concordaram em estender até o final de 2022 o corte de produção, previsto para abril de 2020, em 9,7 milhões de barris diários (mbd), que será reduzido para 3,8 mbd até dezembro.

Com o corte de abril de 2020, os produtores reagiram ao colapso da procura mundial de petróleo, devido à crise da pandemia de covid-19, que passou de quase 100 mbd para cerca de 90 mbd.

As negociações, com o objetivo de evitar novas pressões altistas sobre os preços do petróleo, que, por sua vez ameaçam o crescimento económico global, duraram cerca de duas semanas, com uma disputa sobre o nível futuro de produção de cada membro da OPEP.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Related posts
AngolaEconomia

Angola apoia esforços da OPEP para manter estáveis os preços do petróleo

AngolaEconomia

Angola vai cortar produção em 261 mil barris de petróleo por dia

AngolaSociedade

Angola eleita para presidência rotativa da OPEP em 2021

EconomiaMundo

Opep celebra 60 anos entre a discórdia e a queda vertiginosa do monopólio do petróleo

Assine nossa Newsletter