Início Portugal Rede internacional de instituições de ensino superior de língua portuguesa discutem cooperação

Rede internacional de instituições de ensino superior de língua portuguesa discutem cooperação

Os institutos politécnicos de Macau e Setúbal vão organizar em novembro uma conferência para se discutir o reforço da cooperação e os desafios globais na rede internacional de instituições de ensino superior de língua portuguesa.

Trata-se da 11.ª Conferência Forges (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), a realizar entre 22 e 26 de novembro num modelo misto, ‘online’ e presencial, indicou em comunicado o Instituto Politécnico de Macau (IPM).

O tema da conferência é “A cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais”.

O IPM justificou o seu envolvimento com “o objetivo de contribuir para o reforço do papel de Macau como plataforma de cooperação sino-lusófona e para melhorar o conhecimento da Grande Baía Guangdong – Hong Kong – Macau junto das instituições de Ensino Superior de Língua Portuguesa”, numa referência ao projeto de Pequim de criar uma metrópole mundial que integra Hong Kong, o antigo território administrado por Portugal e nove cidades da província de Guangdong, com cerca de 70 milhões de habitantes.

Esta é a segunda vez que o IPM acolhe uma conferência Forges, uma associação que tem como missão principal “a promoção de uma rede de estudo e investigação na área da gestão e das políticas de ensino superior no âmbito dos países de língua portuguesa”, de acordo com os seus estatutos.

“O IPM tem intensificado os seus contributos para a formação de talentos qualificados bilíngues, para a promoção do ensino da língua portuguesa na Grande Baía e outras regiões da China e o desenvolvimento da investigação científica nas áreas da Inteligência Artificial e da Tradução Automática, através da criação do Laboratório de Tradução Automática Chinês-Português-Inglês, desempenhando um papel relevante na construção e desenvolvimento de Macau como plataforma de cooperação entre a China e os países lusófonos”, salienta-se ainda na mesma nota.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!