Ministro garante que escolas estão preparadas para reabrir em segurança na segunda-feira - Plataforma Media

Ministro garante que escolas estão preparadas para reabrir em segurança na segunda-feira

Tiago Brandão Rodrigues sublinha que “o lugar dos alunos e dos professores é claramente dentro das escolas no ensino presencial”.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, garantiu este sábado que os estabelecimentos de ensino secundário e universitário estão preparados para reabrir na segunda-feira em segurança em todo o país, independentemente do grau de risco no concelho.

“É preciso preservar a equidade e também a partir do sistema educativo podermos de certa forma mostrar ao resto da sociedade que as regras existem na escola e também podem existir fora da escola”, afirmou o governante.

Tiago Brandão Rodrigues, que falava aos jornalistas no final de uma visita a uma escola na Amadora, onde acompanhou o processo de vacinação a docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino e de profissionais das respostas sociais, referia-se ao regresso do ensino presencial na segunda-feira em todas as escolas secundárias e universidades do país, independentemente do grau de risco em cada município.

“Sabemos que as escolas estão preparadas e, por isso, temos que continuar esta abertura paulatina porque o lugar dos nossos alunos e dos nossos professores é claramente dentro das escolas no ensino presencial”, sublinhou.

Segundo o ministro da Educação, essa segurança já era dada pela utilização de máscaras “altamente recomendáveis”, de bolhas, de higienização dos espaços e agora será reforçada pela testagem e pela vacinação.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter