Início » Investigadora estima que desenvolver vacina portuguesa custaria 45 milhões de euros

Investigadora estima que desenvolver vacina portuguesa custaria 45 milhões de euros

O desenvolvimento de uma vacina portuguesa contra a covid-19 custaria cerca de 45 milhões de euros, sendo necessário investir mais 100 milhões numa infraestrutura para passar à fase de produção, estimou esta quarta-feira a investigadora Teresa Summavielle.

“Precisaríamos de cerca de 45 milhões de euros para termos uma vacina que passasse os ensaios clínicos e fosse aprovada. Para uma fase de produção em massa, precisamos de infraestruturas dedicadas”, adiantou a bioquímica do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – i3s, num debate promovido pelos eurodeputados do Bloco de Esquerda.

A fase inicial de desenvolvimento do fármaco contra o SARS-CoV-2 está estimada num montante entre os 500 mil euros e um milhão de euros, avançou a cientista, ao assegurar que Portugal tem “absoluta capacidade de desenvolver” este trabalho de investigação.

Ultrapassada esta fase inicial, a transição para os ensaios pré-clínicos representaria um investimento que variaria entre os três e os cinco milhões, enquanto os ensaios clínicos efetivos rondariam entre os 30 e os 40 milhões de euros, disse Teresa Summavielle.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!