Sem ir à escola, crianças esqueceram como escrever o próprio nome - Plataforma Media

Sem ir à escola, crianças esqueceram como escrever o próprio nome

Mais de nove meses após fechamento de colégios, prefeitura de SP ainda não definiu retorno presencial.

Da escola, Raphaela dos Santos, 5, lembra apenas do parquinho. Mais de nove meses sem aula a fizeram esquecer o nome da professora, dos colegas de sala, como escrever o próprio nome e os números.

Com a mãe trabalhando fora e sem um adulto em casa que pudesse acompanhá-la nas tarefas, Raphaela não tinha um celular para assistir às aulas online ou quem a ajudasse com as atividades do kit impresso distribuído pela prefeitura de São Paulo.

“Ela não aprendeu nada e ainda esqueceu o que sabia. No começo do ano, ela estava escrevendo o próprio nome e depois foi esquecendo. Eu tentei ensinar, escrevia no papel e pedia pra copiar, mas acho que não é assim que criança aprende”, contou a mãe Cindy Santana, 22.

Em maio, a Folha mostrou que Raphaela e outras crianças de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, não tinham lápis, papel nem celular para continuar com as atividades escolares em casa. Segundo as famílias, pouco mudou ao longo do ano.

“Recebemos só o caderno de atividades, mas eram tarefas muito difíceis. Ela não conseguia fazer e a gente não sabia ajudar”, disse Santana.

Na mesma rua mora Ana Júlia Oliveira, 5, que também passou os últimos nove meses sem fazer nenhuma atividade da escola. Nesse período, sua brincadeira favorita foi colorir um almanaque da Turma da Mônica, que ganhou da mãe.

“Ela passa horas quietinha pintando. Eu disse que ela tinha de fazer um pouco por dia para não acabar tudo de uma vez e ela obedeceu, tem meses que está brincando com ele”, conta a mãe Selma Oliveira, 38, enquanto a menina mostra orgulhosa seus desenhos.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Governo pede a escolas que se preparem para aulas à distância

BrasilPolítica

São Paulo tem novas restrições a partir desta segunda-feira, 25

Brasil

Mortes e internações por Covid sobem em SP depois de festas de fim de ano

BrasilSociedade

Impunidade é a principal causa da violência da polícia no Brasil

Assine nossa Newsletter