EUA apoiam agricultura em Moçambique - Plataforma Media

EUA apoiam agricultura em Moçambique

Garantia dada pela embaixada americana em Maputo

O governo moçambicano escolheu a agricultura e o transporte rural como os setores-chave para projetos financiados pela Millennium Challenge Corporation (MCC) do governo dos EUA, avança o portal Voa Português.

De acordo com o embaixador dos EUA em Moçambique, Dennis W Hearne, “o próximo compacto da MCC é uma oportunidade para fazer investimentos duradouros no sector agrícola de Moçambique, que desempenha um papel crítico no desenvolvimento de todo o país”.

O passo seguinte do processo será o de analisar e identificar as causas do desempenho relativamente fraco do setor agrícola de Moçambique e o elevado custo do transporte rural, disse ainda o diplomata.

A equipa de desenvolvimento designadapelo governo moçambicano, liderada por Higino de Marrule, desenvolverá propostas específicas para consideração neste compacto norte-americano.

Em 2008, a MCC e o governo moçambicano tiveram um compacto de cinco anos com um orçamento de mais de 500 milhões de dólares investidos em água e saneamento, estradas, posse de terra e agricultura.

A cooperação resultou na construção de 614 pontos de água rurais nas províncias de Nampula e Cabo Delgado, onde o número de pessoas com acesso a água potável mais do que duplicou.

Artigos relacionados
ChinaMundo

Taiwan: Pequim exige aos EUA que não enviem “sinais errados”

AngolaPolítica

EUA mantêm relações firmes com Angola

MundoPolítica

Senado recebe processo de impeachment de Trump em meio a racha de republicanos

MundoPolítica

Biden liga a Trudeau na primeira conversa telefónica com um líder estrangeiro

Assine nossa Newsletter