Cabo submarino de fibra óptica vai ligar Fortaleza a Sines - Plataforma Media

Cabo submarino de fibra óptica vai ligar Fortaleza a Sines

Governo brasileiro anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou hoje (10) o lançamento de um cabo submarino de fibra óptica que ligará Fortaleza (CE) a Sines, em Portugal, com previsão de expansão para pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa. A estimativa é de que o projeto esteja concluído até meados de 2021. 

“Na segunda-feira (14), faremos o lançamento de um cabo submarino de fibra óptica que vai sair de Fortaleza até Sines, em Portugal. Serão mais de 6 mil quilômetros. Estimamos que até o segundo trimestre do ano que vem estará pronto”, disse o ministro.

Hoje, toda a informação que o nosso país envia para o Velho Continente vai primeiro para os Estados Unidos, e de lá segue para data centers na Europa. Esse percurso leva o dobro de tempo do que é necessário para fazer a conexão direta entre as duas regiões.

A obra será feita pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra, tão logo esteja com a infraestrutura concluída. A estrutura proporciona o tráfego de dados a 72 Terabits por segundo (Tbps) e latência de 60 milissegundos. Ao todo, serão lançados e ancorados 6 mil quilômetros de cabos de alta capacidade que devem conectar a capital cearense a Portugal.

“O cabo, em alguns lugares, chega a 5 quilômetros de profundidade. É algo impensável, inimaginável, mas agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa. É uma grande entrega do Ministério das Comunicações que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados”. afirmou Faria.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
Brasil

Conselho de Telecomunicações e Negócios contra a exclusão da Huawei

SociedadeTimor-Leste

Tribunal de Díli decreta prisão preventiva para responsável da operadora Telemor

ChinaGrande Baía

Guangdong lidera em número de estações 5G

Cabo VerdeFuturo

Cabo Verde com quase 600 mil cartões de telemóvel para 550 mil pessoas

Assine nossa Newsletter