Início Desporto Stéphanie Frappart e as outras mulheres que fazem história no desporto

Stéphanie Frappart e as outras mulheres que fazem história no desporto

Ricardo Rocha Cruz

Francesa tornou-se, na quarta-feira, a primeira mulher a apitar um jogo da Liga dos Campeões. Prestação da árbitra tem gerado várias reações nas redes sociais. Mas há outras mulheres em destaque com cargos relevantes no futebol. Saiba quem são.

Tem 36 anos, é francesa, e na passada quarta-feira fez história ao tornar-se na primeira mulher a apitar um jogo da Liga dos Campeões. Em Turim, no duelo que colocou frente a frente a Juventus e o Dínamo de Kiev, Stéphanie Frappart liderou uma equipa composta pelos franceses Hicham Zakrani, Mehdi Rahmouni (árbitros auxiliares), Karim Abed (quarto árbitro), e Benoît Millot e Willy Delajod no vídeo árbitro (VAR), em mais um sinal de mudança, num espaço predominantemente masculino, onde as mulheres vêm progressivamente, mas de forma lenta, a conquistar o seu espaço.

Ainda no cenário europeu, Frappart também foi a primeira mulher a liderar um encontro oficial internacional masculino (Malta contra Letónia, a 6 de setembro na Liga das Nações), e arbitrou os dois primeiros encontros da Liga Europa a 22 de outubro (Leicester-Zorya), e 26 de novembro (Granada-Omonia Nicosia). Antes, aquela que ficou conhecida como a primeira mulher a apitar na 2.ª Divisão francesa (2014) e, depois, na Ligue 1 (2019), onde se estreou num embate entre o Lyon e o Marselha, também já tinha sido responsável pela arbitragem da Supertaça europeia, entre Liverpool e Chelsea (agosto de 2019).

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!