Início China Chineses raptados de cargueiro ao largo de São Tomé e Príncipe

Chineses raptados de cargueiro ao largo de São Tomé e Príncipe

Um grupo de 14 tripulantes chineses foi raptado de um navio a 78 milhas náuticas de São Tomé e Príncipe, avançou a consultoria de segurança Dryad Global.

Segundo uma nota, o navio multiúsos para cargas pesadas “Zhen Hua 7”, de bandeira da Libéria, tinha 27 tripulantes a bordo quando foi abordado por alegados piratas na sexta-feira.

Após o ataque, o navio detido pelo armador chinês Zhen Hua Shipping foi escoltado até à ilha de Príncipe pelo navio militar italiano Frederico Martiningo.

A Dryad Global sublinhou que houve já nove incidentes do género no Golfo da Guiné só no mês de novembro. Desde o início do ano, já se registaram 22 raptos na região, afetando 115 tripulantes, referiu a empresa.

O anterior aconteceu na segunda-feira, com cinco tripulantes a serem raptados de um cargueiro ao largo da Nigéria, disse a Dryad Global, que considerou a situação de segurança no Golfo da Guiné como “crítica”.

O navio-patrulha português “NRP Zaire” está estacionado em São Tomé há quase três anos, para apoiar a segurança no território são-tomense e no Golfo da Guiné.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!