Macau em alerta com chegada de tempestade tropical - Plataforma Media

Macau em alerta com chegada de tempestade tropical

Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) emitiram hoje um alerta de tempestade tropical.

As autoridades de Macau indicaram que o sinal número 1 foi emitido “às 22:00 (15:00 em Lisboa)”, quando a depressão tropical estava “a cerca de 770 quilómetros” a sudeste de Macau, indicaram, em comunicado.

A depressão tropical “está a intensificar-se gradualmente e vai continuar a mover-se para oeste” em direção a Hainão, a sul da China, acrescentou a mesma nota.

Os SMG referiram ainda existir uma “probabilidade relativamente alta” de emitirem o sinal número 3, na segunda-feira à noite.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Para este ano, as autoridades de Macau disseram prever quatro a seis tempestades tropicais no território em 2020, algumas delas podendo mesmo “atingir o nível de tufão severo ou super tufão”.

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau causou 40 feridos e prejuízos económicos diretos e indiretos no valor de 1,74 mil milhões de patacas (192 milhões de euros).

Um ano antes, o tufão Hato, posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais, tinha causado dez mortos, 240 feridos e prejuízos avaliados em 12,55 mil milhões de patacas (1,3 mil milhões de euros).

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MoçambiqueSociedade

Moçambique em alerta para a chegada de tempestade Guambe

MoçambiqueSociedade

Tempestade tropical que se formou no Oceano Índico entra hoje no centro de Moçambique

AngolaSociedade

Duas angolanas morrem atingidas por raio

PortugalSociedade

Portugal pode ser afetado por ciclone nas próximas horas

Assine nossa Newsletter