Covid-19: OMS espera que China aprove que cientistas podem ir a Wuhan - Plataforma Media

Covid-19: OMS espera que China aprove que cientistas podem ir a Wuhan

A legitimidade da missão depende de quem está envolvido e como será conduzida, dizem os observadores

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aguarda que Pequim aprove a composição de uma equipa internacional a ser enviada à China para investigar as origens da pandemia do novo coronavírus.

O diretor executivo do programa de emergências de saúde da OMS, Mike Ryan, revelou numa reunião especial do conselho executivo da organização que a OMS tinha selecionado candidatos especialistas de todo o mundo para a missão e que agora cabia a Pequim dizer quem estaria na equipa internacional e quando eles entrariam na China.

“Uma lista de candidatos foi submetida às autoridades chinesas para consideração e para os próximos passos a fim de implantar essa equipa”, afirmou Ryan ao grupo consultivo de representantes dos Estados membros, sem dizer quando a lista foi enviada.

A OMS está sob pressão para atender a um pedido dos Estados membros em maio para investigar como o novo coronavírus que causa a Covid-19 passou de animais para humanos.

No início de agosto, dois especialistas da OMS trabalharam com autoridades de saúde e cientistas chineses para estabelecer as bases para a investigação. Esperava-se que uma missão maior de especialistas internacionais iniciasse a sua investigação na cidade de Wuhan, no centro da China – o primeiro epicentro do surto – “uma questão de semanas”, disse a OMS em julho.

Na reunião de segunda-feira, representantes dos Estados Unidos, União Europeia e Austrália pediram à OMS que enviasse a equipa e compartilhasse mais detalhes sobre a missão. “A transparência em torno deste trabalho é crítica, estamos ansiosos para ver mais informações sobre a associação da equipa internacional e o seu programa de trabalho”, disse a secretária de saúde australiana e membro do conselho executivo da OMS, Caroline Edwards.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoSociedade

OMS dá aprovação de emergência a vacina da Moderna

ChinaMundo

OMS procura formas de prosseguir com investigação sobre origens da covid-19

MundoSociedade

OMS critica lentidão 'inaceitável' da vacinação na Europa e Brasil enfrenta agravamento da crise

ChinaSociedade

"Vai demorar." OMS admite dificuldade em detetar origem do vírus

Assine nossa Newsletter