A curcuma, uma raiz conhecida pelo seu sabor amargo e cor dourada, tem vindo a ganhar uma grande notoriedade na Europa ao longo dos últimos anos.
Várias investigações e artigos publicados em revistas de nutrição e medicina comprovaram as propriedades benéficas da curcuma para a saúde e beleza. Esta raiz, conhecida pelo seu sabor amargo e cor dourada, tem vindo a ganhar uma grande notoriedade na Europa ao longo dos últimos anos.
Mas, apesar de só recentemente se ter tornado num dos ingredientes mais conhecidos nos países europeus, a curcuma tem sido utilizada há séculos, pelos asiáticos, não só para conferir um sabor exótico a uma variedade de receitas, como devido às suas inúmeras propriedades terapêuticas.
Como tal, vários estudos têm sido realizados no sentido de perceber de que forma esta raiz faz bem à saúde e beleza. Se precisa de razões para começar a inserir a curcuma na sua alimentação, mostramos-lhe agora os seus benefícios.
É anti-inflamatória
A curcumina é um componente presente na curcuma, que combate a inflamação ao nível molecular e pode ser tão eficaz na redução da inflamação como os tratamentos com corticoide, de acordo com um ensaio clínico presente no jornal académico Phytotherapy Research. Ao reduzir a inflamação, é possível tratar doenças cardíacas, intestinais e outras, como artrite, Alzheimer e certos tipos de cancro.
Leia mais em Delas