Início Angola Ministra da Saúde angolana anuncia testes mais rápidos por Elisa

Ministra da Saúde angolana anuncia testes mais rápidos por Elisa

Edivaldo Cristóvão e Mazarino da Cunha

Angola passa a utilizar, a partir da próxima semana, um novo teste serológico denominado “Elisa”, em substituição da análise da farmacêutica Abbott, utilizada até ao momento para campanhas de testagem rápida da Covid-19.

De acordo com a ministra da Saúde, o novo teste vai permitir a colheita de três mil amostras por dia. A ministra, que falava durante a conferência de imprensa sobre actualização da situação epidemiológica do país, assegurou que o teste serológico Elisa terá menos custos financeiros e faz parte de uma tecnologia que permite a realização de um resultado mais eficaz e preciso, sem o risco de falsos casos positivos dos exames de RT-PCR.

O novo tipo de teste também permite que a colheita do sangue seja feita através da veia e não do dedo. “É como se fosse uma mudança de análises de gota espessa para a vidal”, referiu. A ministra disse que no exame da Abbott os resultados reactivos podem dar negativo no RT-PCR, com a possibilidade de haver reacções cruzadas, mas com o método Elisa esta situação não acontece.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!