Argentina aprova protocolo sanitário para jogos da Libertadores

Argentina aprova protocolo sanitário para jogos da Libertadores

O governo argentino aprovou nesta terça-feira (25) o protocolo sanitário para a pandemia da COVID-19 apresentado pela Conmebol, o que possibilitará a disputa de jogos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana no país.

Jogos dos dois torneios voltarão a ser disputados daqui a três semanas, em um contexto de fortes medidas sanitárias.

“Tivemos uma reunião com o chefe do Gabinete, o ministro da Saúde, o ministro do Transporte e as autoridades de Migrações, e avançamos em relação às aprovações dos protocolos, com algumas recomendações específicas que enviaremos à Conmebol”, declarou o ministro dos Esportes argentino, Matías Lammens, em coletiva de imprensa.

Em relação ao protocolo enviado pela entidade que rege o futebol sul-americano, o ministro expressou que “o estudamos muito e acreditamos ser rigoroso, que não apresenta riscos nem à população, nem aos elencos argentinos, nem aos estrangeiros”.

“Os estrangeiros estarão somente 72 horas [no país], com a ideia de que fiquem o menor tempo possível. Nem precisam fazer quarentena”, continuou Lammens.

A notícia é um alívio para Boca Juniors, River Plate, Racing, Defensa y Justicia e Tigre, as cinco equipes argentinas que competem na Libertadores e que deverão voltar a jogar na competição a partir de 17 de setembro.

O dispositivo de segurança da Conmebol prevê que todo indivíduo que tiver contato com as delegações visitantes tenha dado negativo em testes de detecção da COVID-19, e propõe também a necessidade de quartos individuais para os jogadores, além de trâmites breves na alfândega para minimizar o contato.

A Conmebol apresentou seu protocolo sanitários há vários dias e o governo argentino é um dos últimos do continente a aprová-lo.

A Argentina é um dos países em que o futebol ainda não foi retomado, com o número de contaminações em alta nas últimas semanas.

O país de 44 milhões de habitantes registra 359.625 casos e 7.563 óbitos por coronavírus.

Artigos relacionados
BrasilDesporto

Flamengo empata com o Racing e decidirá classificação no Maracanã

DesportoMundo

Seleção argentina de râguebi vence Nova Zelândia pela primeira vez na história

Desporto

Maradona recebe alta oito dias após cirurgia, mas continuará reabilitação

DesportoMundo

Maradona melhora, mas continuará internado durante o fim-de-semana

Assine nossa Newsletter