Quem serão os primeiros a receber a vacina para a Covid-19?

Quem serão os primeiros a receber a vacina para a Covid-19?

Quando surgir, a vacina para combater o novo coronavírus não chegará para todos. Portugal já manifestou interesse em aderir ao programa criado para facilitar o acesso mundial ao fármaco.

A grande esperança para o fim definitivo da pandemia de Covid-19 é a descoberta de uma vacina. Mas mesmo quando esse dia chegar, o processo para distribuir o fármaco à escala global promete ser longo e tumultuoso. Cada país tem os seus próprios fatores de risco e sistemas de saúde, pelo que estabelecer um protocolo coletivo não é fácil.

Rafael Vilasanjuan, diretor de Análise e Desenvolvimento do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) e membro do conselho de administração da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi), admite mesmo que podem passar anos até que a vacina chegue a todos.

Em declarações ao El País, o especialista explica que só há capacidade para produzir dois mil milhões de doses de uma vacina e, na melhor das hipóteses, será possível disponibilizar 250 milhões de doses de vacinas por mês. No entanto, há 7,5 pessoas no mundo em “igualdade de risco”.

Ao aderir ao programa da Gavi COVAX Facility, criado para facilitar o acesso mundial ao fármaco, cada país paga antecipadamente e assim que exista uma vacina recebe doses suficientes para vacinar 20% de sua população.

E depois, quem deverá ser o primeiro a ser vacinado? Os especialistas dividem-se.

Leia mais em TSF

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MundoSociedade

Comissão dos EUA recomenda prioritizar vacinas de Pfizer e Moderna

PortugalSociedade

DGS esclarece que intervalo entre doses foi encurtado para 150 dias

MacauSociedade

Terceira dose da vacina a partir do dia 9 de Novembro

MundoSociedade

EUA vão acabar por generalizar a terceira dose

Assine nossa Newsletter