Início Hong Kong Austrália suspende contrato de extradição com Hong Kong

Austrália suspende contrato de extradição com Hong Kong

A recente repressão da China em Hong Kong provocou uma reação do governo australiano, com o primeiro-ministro estendendo vistos para seus cidadãos e alertando as pessoas a evitar a região.

A Austrália suspendeu o seu contrato de extradição com Hong Kong, emitindo avisos de viagem e extensão vistos para os residentes de Hong Kong que já moram no país, em resposta à imposição da controversa lei de segurança nacional da China.

O primeiro-ministro Scott Morrison anunciou na quinta-feira à tarde que a recente aplicação da lei pela China “constitui uma mudança fundamental nas circunstâncias em relação ao nosso acordo de extradição ” .

Anteriormente, o acordo bilateral entendia que criminosos na Austrália, procurados pelas autoridades de Hong Kong, podiam ser extraditados para julgamento e vice-versa. Porém, como as autoridades chinesas continuam a exercer o seu poder em Hong Kong, e com residentes e visitantes da região semi-autónoma agora sujeitos a extradição para a China continental por várias razões, há preocupações de que a Austrália possa estar implicada sob ameaça semelhante.

Em recente declaração, houve reavaliação do acordo de extradição com Hong Kong. O procurador-geral sombra, Mark Dreyfus, observou que “a extradição da Austrália para Hong Kong acarreta o risco real de extradição para a China continental.

“Isso é confirmado pelo recente conselho de viagens de Hong Kong do Departamento de Relações Exteriores e Comércio”, dizia o comunicado. “Pode ser insustentável para a Austrália manter um tratado de extradição separado com Hong Kong e, se houver, , o governo deve tomar medidas imediatas para se retirar desse tratado “.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!