Portugal registou a primeira vítima abaixo dos 30 anos - Plataforma Media

Portugal registou a primeira vítima abaixo dos 30 anos

Apesar de por vezes acontecer, o risco de ocorrer uma morte por covid-19 na faixa etária entre os 20 e os 29 anos representa apenas 0,2% em todo o mundo. A maior incidência de vítimas mortais regista-se nos grupos de risco, os idosos e as pessoas imunodeprimidas ou com doenças crónicas.

A taxa de mortalidade por covid-19 em crianças e jovens é muito baixa em todo o mundo. A maioria das vítimas mortais pertencem a camadas da população mais vulneráveis, logo mais expostas à doença. Como indica a Direção-Geral da Saúde (DGS), os grupos de risco são as pessoas com idade avançada, com mais de 65 anos, com patologias preexistentes, como os imunodeprimidos ou com doenças crónicas, tais como as respiratórias, cardiovasculares, diabetes ou hipertensão. No entanto, apesar de raro, Portugal registou esta terça-feira o primeiro caso de uma vítima abaixo dos 30 anos.

Os boletins epidemiológicos da DGS mostram que o novo coronavírus afeta, sobretudo, os mais idosos. Os dados recentes indicam que em Portugal mais de 80% dos óbitos ocorrem em pessoas com mais de 70 anos. Mas a diretora-geral da Saúde já fez questão de afirmar que “não é nenhuma fatalidade ter doenças e ser idoso”. Graça Freitas disse, aliás, que há muitos casos de recuperados nas idades mais avançadas e com comorbilidades.

Leia mais em Diário de Notícias


Artigos relacionados
PortugalSociedade

Mais 31 mortes e 2899 novos casos de Covid-19 em Portugal

PortugalSociedade

Convívios familiares originaram 67% dos casos de Covid-19 dos últimos dias

PortugalSociedade

Mais 963 casos e 12 mortes em Portugal. Desde abril que não havia tantos infetados

PortugalSociedade

Regras para 13 de outubro em Fátima. Lotação do santuário limitada a seis mil pessoas

Assine nossa Newsletter