Início Sociedade Estudos sobre origem do vírus têm de ser aprovados pelo governo

Estudos sobre origem do vírus têm de ser aprovados pelo governo

O governo chinês colocou restrições às pesquisas sobre as origens do Covid-19, confirmou a CNN. A estação televisiva norte-americana baseia a sua informação em avisos colocados online por parte de duas universidades chinesas, que, entretanto, foram removidos. Contudo, a informação acabou por ser confirmada pelo próprio governo da China.

Relata o canal televisivo que “todos os trabalhos académicos do Covid-19 estarão sujeitos a exames adicionais antes de serem submetidos para publicação. Os estudos sobre a origem do vírus receberão um exame extra e devem ser aprovados pelos funcionários do governo central, de acordo com os posts agora excluídos”.

Desde há algumas semanas que o governo norte-americano acusa a China de não revelar toda a verdade sobre esta pandemia, que teve início em território chinês, Wuhan, no passado mês de dezembro de 2019. Com esta nova medida, os EUA voltam a atacar o governo de Xi Jinping, salientando que este é mais um passo do “governo chinês para controlar a narrativa sobre as origens da pandemia de coronavírus”

A CNN entrou em contacto com o Ministério das Relações Exteriores da China para comentar este caso, acabando por confirmar a notícia. “Não é para ser tornado público – é um documento interno”, disse fonte do Ministério.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!