Início » Coreia do Norte confirma realização de vários testes com mísseis

Coreia do Norte confirma realização de vários testes com mísseis

A Coreia do Norte reconheceu hoje, dia 9, ter realizado vários testes com mísseis nos últimos dias, incluindo um com um míssil balístico equipado com uma ogiva de fragmentação, confirmando as denúncias feitas anteriormente pela Coreia do Sul e Japão

Lusa

Os testes foram realizados nos dias 6, 7 e 8 de abril sob a direção do general Kim Jong Sik, vice-diretor de departamento do Comité Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, segundo a agência noticiosa estatal norte-coreana, KCNA.

Um dos testes serviu para “avaliar as aplicações de combate” do míssil balístico Hwasongpho-11 Ka, equipado com uma ogiva de fragmentação.

O armamento “pode reduzir a cinzas qualquer alvo que cubra uma área de 6,5 a 7 hectares com a potência máxima”, detalhou o meio de comunicação estatal norte-coreano.

Além disso, as autoridades do regime norte-coreano testaram um “sistema de armamento eletromagnético e bombas de fibra de carbono” e um sistema móvel de mísseis antiaéreos de curto alcance.

Leia também: Kim Jong-un oficializa Coreia do Sul como “Estado mais hostil”

O Exército sul-coreano informou esta quarta-feira do lançamento de vários projéteis da Coreia do Norte em direção ao Mar do Japão, e afirmou que também foi registado um lançamento a partir da zona de Pionyang na terça-feira.

Estes ensaios ocorreram depois de o primeiro vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Jang Kum-chol, ter minimizado o recente otimismo de Seul, na sequência dos elogios da liderança de Pionyang ao Presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, pelas suas palavras conciliatórias sobre as incursões de drones civis sul-coreanos em território norte-coreano entre setembro de 2025 e janeiro de 2026.

A Coreia do Sul tinha interpretado como um sinal positivo uma mensagem invulgar emitida esta semana por Kim Yo-jong, a influente irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-un, na qual ela afirmava que o líder considerava que Lee demonstrou uma atitude “honesta e de mente aberta” ao expressar pesar pelas incursões dos drones.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano sublinhou, no entanto, que a mensagem de Kim Yo-jong não era conciliadora, mas sim um aviso para se evitar novas provocações. Antes do teste de terça-feira, o último lançamento de mísseis balísticos norte-coreanos ocorreu a 14 de março, quando em simultâneo decorriam exercícios militares conjuntos entre Seul e Washington.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!