Início » Primeiro-ministro timorense pede desculpa ao Governo de transição da Guiné-Bissau

Primeiro-ministro timorense pede desculpa ao Governo de transição da Guiné-Bissau

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, pediu esta segunda-feira desculpa ao Governo de transição da Guiné-Bissau pelas declarações proferidas na passada quarta-feira, nas quais afirmou que o país africano é um “Estado falhado” na sequência do golpe de Estado ocorrido em novembro.

“Eu peço desculpa ao Governo de transição da Guiné-Bissau”, afirmou Xanana Gusmão aos jornalistas, após participar num workshop nacional de validação da língua gestual em Timor-Leste. O primeiro-ministro sublinhou ainda que, em conjunto com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, foi tomada a decisão de não enviar a missão da CPLP a Bissau, entretanto cancelada.

Segundo Xanana Gusmão, a decisão de cancelar a missão resultou também da reação das autoridades guineenses. “Fomos nós que cancelámos, porque eles disseram: para quê vem Timor? Vocês não têm valor nenhum e ainda vêm ajudar-nos novamente”, declarou, referindo-se à missão de bons ofícios da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na quarta-feira, o chefe do Governo timorense tinha afirmado que o golpe de Estado de novembro demonstrava que a Guiné-Bissau não era apenas um Estado frágil, mas sim um Estado falhado, defendendo a necessidade de apoio internacional ao desenvolvimento da democracia e dos direitos humanos. Recordou ainda o envolvimento de Timor-Leste no apoio à organização das primeiras eleições democráticas guineenses, incluindo a criação da Comissão Nacional de Eleições.

Timor-Leste assumiu em dezembro a presidência da CPLP, função que foi retirada à Guiné-Bissau após o golpe de Estado de 26 de novembro, que depôs o então Presidente Umaro Sissoco Embaló e interrompeu o processo eleitoral, impedindo a divulgação dos resultados das eleições gerais realizadas a 23 de novembro. Após o golpe de 2012, Timor-Leste já tinha prestado apoio prolongado à Guiné-Bissau na organização de processos eleitorais.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!