47
A situação também levou à demissão da ministra da Administração Interna e o primeiro-ministro a assumir transitoriamente as competências de Maria Lúcia Amaral.
Eis a cronologia dos principais acontecimentos:
28 de janeiro
- Passagem da depressão Kristin pelo território português, com ventos na ordem dos 200 quilómetros por hora e chuva forte.
- Cinco pessoas morrem, várias ficam desalojadas e muitas habitações e infraestruturas ficam destruídas, com populações isoladas, sem luz, água e comunicações, estradas cortadas pela queda de árvores e postes de eletricidade, incluindo torres de muito alta tensão.
- Leiria, por onde a tempestade entrou no território continental, Coimbra, Santarém e Lisboa são os distritos mais afetados.
- A população é aconselhada a ficar em casa. Escolas são encerradas.
- Um milhão de pessoas fica sem energia elétrica.
- A Proteção Civil está em estado de prontidão especial de nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, com avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa de Portugal continental.
- Até às 22 horas, Portugal continental regista mais de 5400 ocorrências e empenha mais de 18 mil operacionais.
Leia mais em Jornal de Notícias