De acordo com a nota de imprensa, a classificação refere-se à notação de emissor de dívidas externas e locais e mantém a RAEM no terceiro nível mais elevado da escala da agência Fitch. A decisão assenta, sobretudo, na situação considerada “muito estável” das finanças públicas e da balança de pagamentos da Região, bem como no compromisso do Governo da RAEM em prosseguir uma gestão financeira prudente, mesmo em períodos de ajustamento económico.
A agência sublinha ainda que, apoiada por políticas favoráveis ao turismo, pelo aumento do investimento em setores não relacionados com o jogo e pela optimização das infra-estruturas turísticas, a economia de Macau deverá registar, este ano, um crescimento moderado.
Segundo a definição da agência Fitch Ratings, a notação “AA” indica uma capacidade financeira muito sólida para cumprir compromissos financeiros, sendo pouco provável que esta seja significativamente afetada por circunstâncias previsíveis. O risco de incumprimento é, por isso, considerado muito reduzido.