Início » Rota das Letras com tributo a Camilo Pessanha e concerto de Rodrigo Leão

Rota das Letras com tributo a Camilo Pessanha e concerto de Rodrigo Leão

O festival literário Rota das Letras estará de volta entre os dias 5 e 15 de março, com uma programação variada que irá além da literatura, apresentando ao público uma panóplia de eventos de fotografia, teatro e música ao vivo, com destaque para o regresso de Rodrigo Leão aos palcos do território

João Luz

A edição deste ano do festival, a 15.ª, terá como palco principal a Casa Garden.

Este ano, será prestado um tributo especial a Camilo Pessanha, no centenário do seu falecimento. “A sua ligação profunda a Macau e o seu legado literário serão revisitados através de diversas iniciativas, sublinhando o papel da cidade como ponte entre mundos. António Carlos Cortez, Carlos Morais José e Christopher Chu são alguns dos autores envolvidos na celebração”, apontou ontem a organização do Rota das Letras em comunicado.

No dia da abertura do festival, 5 de março, destaque para a inauguração da exposição “Territórios Humanos: Fotografia, Pertença e Memória”, que reúne os olhares distintivos do fotógrafo português Alfredo Cunha e do fotógrafo chinês Liu Zheng.

Entre os autores do mundo lusófonos, a organização do festival confirma a presença em Macau dos jornalistas e escritores João Miguel Tavares e Miguel Carvalho, que publicaram recentemente trabalhos de investigação sobre o ex-primeiro ministro José Sócrates e o Partido Chega.

Outras duas jornalistas portuguesas, Filipa Queiroz e Andreia Sofia da Silva, estarão de regresso a Macau, a primeira para exibir o documentário “Salatinas”, sobre um caso histórico de ameaça ao património arquitetónico em Coimbra, a segunda para apresentar o livro “Lápis Vermelho”, sobre a censura à imprensa em Macau ao tempo do Estado Novo.

Continuando a valorização do panorama literário local, o Rota das Letras de 2026 irá contar com autores de Macau como Yao Feng, Rai Matsu, Zita Si Tou Chi U, Cheung Wai Man, Ka Lo, Kam Um Loi, Nick Groom, Konstantin Bessmertny e Veiga Jardim.

Também a obra do arquiteto macaense José Maneiras, recentemente falecido, será recordada por Rui Leão e Maria José de Freitas.

Como tem sido tradição no festival literário, a música será um dos momentos mais marcantes da programação, desta feita com o concerto de Rodrigo Leão, no Centro Cultural de Macau, na noite de 11 de Março.

Outro dos regressos deste ano será protagonizado pela actriz Margarida Vila-Nova, que volta a Macau para a representação na peça de teatro “À Primeira Vista”, encenada pelo realizador Tiago Guedes, que irá apresentar também dois dos seus filmes (“A Herdade” e “Restos do Vento”).

Leia mais em Hoje Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!