As duas instituições assinaram um memorando de entendimento para a construção conjunta do campus na Cidade Universitária de Educação Internacional de Macau e Hengqin, um projecto que vai ser desenvolvido na Zona de Cooperação Aprofundada.
A cerimónia de assinatura, que contou com a presença do Reitor da UPM, Marcus Im, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão, realizou-se por ocasião do 45.º aniversário da UPM.
O acordo visa criar um pólo de agregação de quadros qualificados internacionais de destaque e contribuir para uma abertura de nível mais elevado do ensino superior chinês. O futuro campus da UPM em Hengqin será o palco central desta colaboração, focando-se nas áreas de tecnologia de ponta e big health.
Num comunicado da Universidade Politécnica de Macau, o Reitor Marcus Im salientou o papel da UPM como “elo de ligação infalível” entre a China e os Países de Língua Portuguesa. “No nosso campus na Zona de Cooperação, concentramo-nos na construção conjunta desta base de cooperação com a UC, de renome internacional”, afirmou. O objetivo é construir uma rede de parcerias que se estenda aos nove países lusófonos e ao resto do mundo.
Im destacou ainda que a UPM pretende atrair mais universidades de renome mundial para esta plataforma, através de cursos conjuntos, investigação colaborativa, mobilidade académica, laboratórios conjuntos e programas de duplo grau. “Isto fará do campus global da UPM um elo de ligação crucial para a educação sino-lusófona e a cooperação educativa sino-estrangeira”, acrescentou, sublinhando o contributo único de Macau para o fortalecimento nacional na educação, ciência, tecnologia e talentos.
Leia mais em Rádio Macau