“O sr. presidente está bem-disposto. Numa linguagem mais técnica, posso dizer que se alimentou, que tolerou a alimentação, o que é relevante. O pós-operatório está a evoluir favoravelmente”, disse a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do São João, Maria João Baptista, num ponto de situação feito aos jornalistas antes das 15 horas.
“É expectável que tenha alta amanhã”, acrescentou, notando que o desenvolvimento do estado de saúde de Marcelo está a ser seguido hora a hora e que o risco de desenvolver uma infeção é baixo.
A responsável salientou a importância de a cirurgia ter sido realizada ontem e que “houve sensatez por vir procurar cuidados de saúde atempadamente”, notando que, se tivessem decorrido algumas horas desde o início dos sintomas, os desenvolvimentos clínicos poderiam não ser tão bons. Ainda terão de ser realizadas algumas análises, que fazem parte da rotina: “É preciso perceber se o intestino funciona, se se alimenta adequadamente.”
Maria João Baptista adiantou que Marcelo Rebelo de Sousa “tem sido extremamente colaborante e respeitado tudo o que tem sido pedido pela equipa” responsável pelo seu tratamento.
Leia mais em Jornal de Notícias