O evento, realizado no Complexo de Comércio e Plataforma de Cooperação para a China e os Países de Língua Portuguesa, distribuiu um total de MOP 300.000 em prêmios e ofereceu aos finalistas a oportunidade de atrair investimentos de patrocinadores chineses e lusófonos.
A Complear, que desenvolve soluções de conformidade e regulamentação para empresas de saúde digital, também recebeu o prêmio de “Contribuição Única para Macau”. A brasileira Phycolabs, que transforma algas marinhas em materiais têxteis, ficou em segundo lugar, enquanto a Azores Life Science, focada em cosméticos derivados de recursos naturais das ilhas Açores de Portugal, ocupou a terceira posição.
Na categoria universitária, a Universidade de Hong Kong ficou em primeiro lugar, seguida pela Universidade de Macau e pela Universidade do Porto. Outros prêmios reconheceram inovação e impacto, incluindo o “Melhor Modelo de Negócio Sustentável” para a Xa Nene de Moçambique, que converte resíduos orgânicos em ração animal, e a “Startup Mais Promissora” para a Dermamatica, um projeto de triagem de câncer de pele em 3D baseado em IA.
Os organizadores afirmaram que a edição deste ano recebeu mais de 400 inscrições desde a abertura das candidaturas em junho, com os países de língua portuguesa a representarem 65% das inscrições — um recorde.
As startups dos países lusófonos africanos e de Timor-Leste totalizaram 170, um aumento de 73% em relação ao ano anterior. Todas as oito startups finalistas eram de países de língua portuguesa: cinco de Portugal, duas do Brasil e uma de Moçambique.
Os cofundadores do evento, Marco Duarte Rizzolio e José Alves, elogiaram a qualidade dos projetos, destacando a forte presença de iniciativas de biotecnologia que alinham-se com o foco estratégico da China nesta área.

“A qualidade geral este ano foi extraordinária, particularmente o desempenho das empresas dos países de língua portuguesa,” afirmaram.
A competição também contou com um campo de treino de duas semanas para os finalistas e a inaugural “929 Summit,” que reuniu especialistas de Portugal, Macau, Hong Kong e França para mesas-redondas e workshops sobre inovação, empreendedorismo e financiamento.
Organizado conjuntamente pela Secretaria Permanente do Fórum de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) e associações locais de empreendedorismo, o 929 Challenge visa promover a inovação e a cooperação entre a China e as nações lusófonas. Os principais patrocinadores incluíram Sands China, Galaxy Entertainment Group, MGM China, Banco Nacional Ultramarino e Alibaba Cloud Macau.