Início » Metade dos escravos trazidos ao Brasil partiu de Angola e da Costa da Mina

Metade dos escravos trazidos ao Brasil partiu de Angola e da Costa da Mina

Folha analisou base que reúne dados de 36,1 mil viagens do tráfico negreiro

Metade dos mais de 3,1 milhões de escravos que desembarcaram no Brasil de 1574 a 1856 foi comprada em portos de Angola e da região da Costa da Mina, que corresponde ao território atual de Gana, Togo, Benin e Nigéria, na África.

No porto de Luanda, capital angolana, foram vendidas mais de um milhão de pessoas; nos portos da Costa da Mina, 569 mil. Outros 549 mil escravos foram comprados nas cidades de Benguela e Cabinda, reforçando a posição de Angola no tráfico. A origem dessas pessoas e quem eram, porém, é algo que historiadores trabalham para decifrar.

A Folha analisou dados de mais de 36,1 mil viagens disponibilizadas pelo The Trans-Atlantic Slave Trade Database, do site Slave Voyages, mantido por um consórcio de oito universidades, a maior parte dos Estados Unidos. Desse total, 9.700 viagens chegaram ao Brasil, com 3,168 milhões de escravos. A estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é um pouco maior, de cerca de 4 milhões.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!