Início » Rua das Estalagens: Os Negócios da Revitalização (Parte II)

Rua das Estalagens: Os Negócios da Revitalização (Parte II)

Novos negócios abrem na Rua das Estalagens com o apoio do Programa de Recrutamento de Empreendedores da Sands China. Trazem diversidade, criatividade e nova energia, provando que mesmo nas suas vielas estreitas há espaço para a renovação.

Plataforma Studio

Outrora um centro movimentado de artesãos e comerciantes, a Rua das Estalagens acolhe agora uma nova vaga de empreendedores que misturam tradição com novas ideias. A Sands China lançou uma publicação bilingue In Search of Its Roots – An Illustrated History of Rua das Estalagens, revelando as histórias desta rua e convidando os residentes e visitantes de Macau a redescobrir as suas lojas centenárias e atmosfera cultural. Todos os meses, o Plataforma e a Sands China destacam a comunidade, os negócios e os esforços de revitalização que propõem dar nova vida a uma das ruas mais antigas de Macau. Através de histórias cativantes, exploramos a sua transformação, honrando o seu passado enquanto moldamos o seu futuro. Cada reportagem será publicada em chinês, inglês e português na última sexta-feira de cada mês em formato impresso e digital.

Saiba mais sobre In Search of Its Roots – An Illustrated History of Rua das Estalagens

  • Produtor: Sands China Ltd.
  • Editora: Associação dos Artistas de Macau
  • Autor: Siguo Chen
  • Ilustradora: Shirley Lu
A publicação bilingue In Search of Its Roots – An Illustrated History of Rua das Estalagens foi uma das vencedoras do PATA Gold Awards 2025, sendo destacada na categoria de Melhor Campanha de Marketing Impressa (Indústria). O livro revela as histórias desta rua, convidando os residentes e visitantes de Macau a redescobrir as suas lojas centenárias e atmosfera cultural.

As Caras da Revitalização na Rua das Estalagens

Café Fantart

Com as suas tartes de massa folhada e um encanto clássico, o Café Fantart traz uma nova dinâmica à Rua das Estalagens. “Servimos massas, pratos de arroz e tostas, mas a essência está na atmosfera de um café moderno com um toque nostálgico”, diz Chan Iat Seng.

Inscreveu-se no Programa de Recrutamento de Empreendedores da Sands China ao reconhecer o potencial de desenvolvimento da Rua das Estalagens, localizada perto das Ruínas de São Paulo e de outras atrações turísticas.

Considera que o apoio da Sands China foi fundamental para ganhar confiança no arranque do negócio, além de abrir novas oportunidades de crescimento para jovens empreendedores. “Em termos de marketing, a Sands China tem continuado a apoiar-nos, organizando entrevistas com os media”, acrescenta. Atualmente, o café recebe tanto turistas como residentes, mantendo um fluxo constante de clientes ao longo do ano. “Quando os residentes saem, os turistas compensam o movimento. Nos últimos meses, o negócio tem corrido muito bem”, conclui.

Little Port

Entre prateleiras de sabonetes perfumados, bases de cortiça e artesanato em madeira, a Little Port celebra a identidade portuguesa no coração de Macau. “Queremos promover a cultura portuguesa e o intercâmbio entre Portugal e a China”, afirma Ng Sin Toi, gestora de Marketing e Retalho.

A adesão ao Programa de Recrutamento de Empreendedores da Sands China tornou possível abrir a sua primeira loja física, transformando anos de vendas online numa presença ao nível da rua. “Agora temos uma loja própria”, diz, salientando que mais turistas e residentes estão a descobrir o espaço.

A participação no Sands Shopping Carnival também deu um impulso extra à marca: “A nossa banca estava localizada no centro da exposição e atraiu grandes multidões. Para os turistas, o sabonete é uma lembrança original. Muitos residentes locais disseram que queriam visitar a nossa loja e isso aumentou significativamente a visibilidade da marca.”

Leia também: Rua das Estalagens: Os Negócios da Revitalização (Parte I)

OLÁLÁ

Criativa e inconfundivelmente local, a OLÁLÁ reinventa os petiscos de Macau com ousadas variações dos pastéis de bacalhau e outras iguarias de fusão. “Somos provavelmente a primeira marca em Macau a desenvolver vários novos sabores desta especialidade”, diz Luciano Ma.

Ele recorda a importância do Programa de Recrutamento de Empreendedores da Sands China no aperfeiçoamento do plano de negócios. “Ajudou-nos a abordar a recolha de dados e o planeamento orçamental com maior precisão, reduzindo riscos e definindo uma direção clara para o nosso projeto.” O apoio financeiro também se revelou decisivo. “Para uma microempresa como a nossa, foi um dos principais motivos que nos permitiu continuar. O programa deu-nos a plataforma e a visibilidade necessárias para transformar a nossa ideia em realidade.”

Hoje, a OLÁLÁ acrescenta uma identidade distinta à Rua das Estalagens, partilhando com os visitantes os sabores da mistura cultural de Macau.

Recrutamento de Empreendedores

Estas três histórias fazem parte de um esforço mais amplo. Desde 2024, a Sands China tem liderado a revitalização da Rua das Estalagens, dando nova vida a uma das ruas mais históricas de Macau. Uma das suas primeiras ações foi o lançamento do Programa de Recrutamento de Empreendedores: uma iniciativa criada para financiar e apoiar negócios criativos e sustentáveis dispostos a contribuir para a transformação da rua.

A Sands China recebeu 128 candidaturas, das quais 120 cumpriram os critérios de elegibilidade. Após três rigorosas rondas de avaliação por um painel de jurados, sete projetos foram selecionados como os que melhor se alinhavam com a estratégia de revitalização do Governo de Macau.

O Programa de Recrutamento de Empreendedores proporcionou apoio financeiro para o lançamento destes negócios, mas não se ficou por aí. Prestou assistência na escolha das localizações na Rua das Estalagens e assegurou acompanhamento durante todo o processo de licenciamento.

Atualmente, o programa continua a apoiar estas empresas através da promoção ativa das suas marcas em várias plataformas e eventos em que a Sands China organiza ou participa, gerando interesse e dinamismo em torno desta rua histórica.

Ao longo dos meses, conhecemos artesãos, empreendedores e líderes comunitários que continua a dar vida a recantos da Rua das Estalagens. Fica um retrato duradouro de herança e inovaç o, que continua todos os dias nas mãos de quem vive e cria nesta rua histórica. Pode rever todas as histórias AQUI.

Veja também a versão impressa do Special Report

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!