Início » Sarkozy entra na prisão e é o primeiro ex-presidente francês condenado a pena efetiva

Sarkozy entra na prisão e é o primeiro ex-presidente francês condenado a pena efetiva

Condenado a cinco anos de prisão por conspiração criminosa no caso do alegado financiamento líbio da campanha de 2007, o antigo chefe de Estado francês começa esta terça-feira a cumprir pena em Paris. Aos 70 anos, Nicolas Sarkozy continua a clamar inocência e fala em "vingança judicial".

Nicolas Sarkozy deixou esta manhã a sua casa, no 16.º distrito de Paris, de mão dada com a mulher, Carla Bruni, e dirigiu-se à prisão de La Santé, onde começa a cumprir uma pena de cinco anos de prisão.

Condenado por conspiração criminosa no chamado “caso líbio”, o antigo presidente francês é acusado de ter beneficiado de fundos ilegais do regime de Muammar Kadhafi para financiar a campanha presidencial de 2007.

Aos 70 anos, o ex-chefe de Estado, que governou entre 2007 e 2012, mantém-se firme na sua defesa. “Não tenho medo da prisão. Manterei a cabeça erguida, inclusive às portas da prisão”, afirmou em entrevista ao jornal “La Tribune”, antes de se entregar às autoridades. Nas redes sociais, reforçou a sua inocência e denunciou “uma vingança judicial” que o persegue há mais de uma década.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!