As eleições para a 8.ª Assembleia Legislativa da Região Administrativa Especial de Macau, realizadas a 14 de setembro, foram felicitadas tanto pelo Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau como pelo Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, que as consideraram um êxito e um marco importante na consolidação do princípio “Macau governada por patriotas”.
Numa declaração, o porta-voz do Gabinete de Ligação destacou que foi a primeira eleição realizada ao abrigo da nova lei eleitoral revista, constituindo um momento de relevância na vida política de Macau. Sublinhou ainda que o Chefe do Executivo e o Governo da RAEM cumpriram integralmente as suas responsabilidades, organizando o processo de forma legal e ordenada, com a participação ativa de funcionários públicos, associações e cidadãos, que exerceram o seu direito de voto com elevado sentido de responsabilidade.
Também o porta-voz do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado considerou que a eleição refletiu um ambiente democrático “saudável, dinâmico e de elevada qualidade”, salientando a ampla participação social e o entusiasmo dos eleitores, que garantiram um número recorde de votantes. Enalteceu ainda o perfil diversificado e de “alta qualidade” dos 26 deputados eleitos, entre os quais se destacam jovens talentos e representantes de diferentes setores da sociedade.
Segundo os dois porta-vozes, os novos deputados têm agora a missão de apoiar o Governo na governação de acordo com a lei, fortalecer a cooperação entre os poderes executivo e legislativo, promover a diversificação adequada da economia, contribuir para o desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin e desempenhar um papel ativo na integração de Macau na estratégia nacional de desenvolvimento.