Início » Fase inicial da Refinaria de Cabinda arranca com a produção de gasóleo

Fase inicial da Refinaria de Cabinda arranca com a produção de gasóleo

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, segunda-feira, a primeira fase da Refinaria de Cabinda, infra-estrutura concebida para atingir uma capacidade de processamento de 60 mil barris de petróleo bruto por dia, mas que nesta primeira fase inicia as operações com 30 mil barris por dia.

A nova unidade vai produzir gasóleo, combustível de aviação, fuel óleo pesado e nafta, para reduzir a dependência de importações e assegurar o abastecimento nacional de produtos essenciais à mobilidade, à produção de energia e ao desenvolvimento industrial.

O investimento global ascende a 473 milhões de dólares, dos quais 335 milhões resultam de financiamentos internacionais, evidenciando a credibilidade do país junto de parceiros globais. Mais do que um empreendimento industrial, a Refinaria de Cabinda traduz-se em empregos, capacitação e inovação.

Até ao momento, já foram gerados 3.300 postos de trabalho directos e formados 700 quadros nacionais, com o compromisso de atingir 5.000 técnicos qualificados ao longo dos próximos meses.

O empreendimento dispõe de equipamentos com tecnologia de ponta e integra uma unidade de zero flaring, reforçando o compromisso da Sonangol com a sustentabilidade, segurança e as melhores práticas internacionais.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!